Como abrir um documento no Google Drive

   

O que é o Google Drive

O Google Drive (antigo Google Docs) nada mais é do que um pacote de aplicativo do Google, que foi baseado em AJAX, este que funciona de forma totalmente online, diretamente em seu browser. É um programa bastante interessante com aplicativos compatíveis que são os chamados OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office, este que atualmente se compõe de um processador de texto, além de um editor de apresentações, um editor também para planilhas e também um editor de formulários.

Este processador de texto inicialmente foi desenvolvido portando o nome de Writely, este que também foi comprado pelo Google, alguns meses depois de ter sido criado. Com isso o aplicativo pode ganhar alguns recursos bastante interessantes como por exemplo a portabilidade de documentos estes que podem permitir a edição dos documentos por mais de um usuário e também recursos de publicação direta em blogs, além de se permitir uma compilação em formatos de arquivo PDF.

O Google Drive permite também aos usuários se criar e editar documentos online ao mesmo tempo, sempre colaborando com outros usuários em tempo real, combinando ainda diversas características interessantes como o Writely e Spreadsheets o que nada mais é do que um programa de apresentação que deverá incorporar a tecnologia sendo projetada através de Sistemas Tonic. Além de um armazenamento de arquivos bastante considerável contando com até 1GB de espaço total de tamanho que foi introduzido no dia 13 de janeiro de 2011, para este armazenamento os documentos criados através do Google Drive não contam para este tipo de contingente.

O GoogleDocs suporta diversos tipos de formatos de arquivo, totalizando 15, como por exemplo Microsoft Word (. DOC e. DOCX), Microsoft PowerPoint (. PPT e PPTX.), Adobe Portable Document Format (. PDF), Páginas Apple (. PÁGINAS), Tagged Image File Format (. TIFF), entre outros.

Quando o assunto é a segurança de dados, e também de interesses nacionais bem como armazenamento online destes documentos e o seu processamento deverá ser inadequado caso sejam feitos por dados sensíveis ou mesmo confidenciais que vem sendo armazenados, partilhados ou mesmo editados. Exclusivamente para alguns dados sensíveis ou mesmo confidenciais estes que vem sendo armazenados ou partilhados, bem como a infraestrutura operacional do programa são terceirizados e compartilhados com diversas organizações bem como os indivíduos e usuários.

Já em 2009 por exemplo a Google informou que um Bug do Google Drive permitia que ocorresse o acesso acidental de alguns tipos de arquivos que fossem particulares estivesse liberado de forma online. O que se acredita é que em torno de 0,05% de todos os documentos que são armazenados pelo serviço possam ter sido afetados através do Bug. O Google logo em seguida afirmou que o Bug foi corrigido, divulgando uma nota a imprensa.

O Google Drive nada mais é do que um pacote de produtos que permite ao usuário que se crie diferentes tipos de documentos, sendo assim possível trabalhar neles em tempo real com outras pessoas e os armazenar juntamente com outros arquivos, tudo realizado de forma online e gratuita. Para ter acesso basta que se tenha apenas uma conexão á internet sendo ainda possível se acessar os documentos e arquivos a partir de qualquer tipo de computador, sendo assim em qualquer lugar do mundo o usuário terá acesso. Existem ainda algumas tarefas que é possível se realizar sem que exista uma conexão á internet.

Com os documentos é possível se fazer a conversão de diversos arquivos em formato de Google Drive, além de sofisticar e também formatar os documentos com opções como por exemplo pintar formatações, margens bem como espaçamento e fontes.

É possível se convidar outras pessoas para se colaborar um documento oferecendo acesso a edição, comentários ou mesmo algum tipo de visualização diferenciados. Realizar processos com colaboradores online em tempo real ou mesmo bater papo com outros colaboradores.

É possível também se visualizar os históricos de revisões de seus documentos voltando para qualquer tipo de versão anterior, depois disso realizar os downloads de documentos para Google Drive em sua área de trabalho como arquivos de Word, OpenOffice, RTF, PDF, HTML ou zip. Além de traduzir os documentos para outros idiomas e encaminhar como anexo nos e-mails.

Com o Google Drive é muito fácil se criar, compartilhar e também editar documentos de forma online e a seguir fazer algumas coisas específicas que você poderá fazer:

É possível se converter a maioria dos tipos de arquivos para o formato de documentos do Google além de sofisticar e formatar os documentos com algumas opções para pintar a formatação, margens e também espaçamento de fontes.

Na Altaração de cor do texto e fundos, para realizar esta escolha, procure selecionar a parte do texto que tiver interesse em alterar. Logo a seguir procure clicar em menu “A” da barra de ferramentas escolhendo uma cor.

Para que se possa escolher uma cor de fundos para uma seleção de texto, procure selecionar as partes do texto que tiver interesse em alterar. Logo em seguida procure clicar no menu de barra de ferramentas com um marcador escolhendo uma cor.

Como abrir documentos no Google Drive

Se você já recebeu um e-mail onde existe um arquivo que estava compactado e não sabia como abrir em formato .rar ou .zip e para se visualizar algum tipo de conteúdo só é possível se baixando o arquivo inteiro. Além de acontecer esta demora, dependendo dos tamanhos de arquivos é possível ainda se contaminar o seu pc.

O Google Drive também oferece a visualização nestes formatos, o que permite que você possa escolher documentos que tiver interessem em descompactar ou em sua máquina ou mesmo no próprio Google Drive.

Quando abrir o e-mail, basta apenas se clicar na opção Visualizar, e além de se permitir que você possa visualizar os documentos que estão compactados é possível se fazer acesso a arquivos dentro de pastas, mesmo que eles estejam também compactados.

Ao abrir o e-mail na opção de visualizar ele irá diretamente para o Google Drive, depois disso é só se escolher o arquivo que você quiser baixar e guardar em seu Google Drive.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates