Como fazer e tomar chimarrão

   

Regras do Chimarrão

O povo gaúcho é conhecido por valorizar suas origens e sua cultura de uma forma ávida e honrosa. Sempre foram muito orgulhosos de sua região e procuram engrandecê-la cada vez mais. O chimarrão é a bebida típica do Rio Grande do sul, marca registrada daquele povo e é reconhecido em todo lugar como uma bebida tipicamente gaúcha.

Muitas pessoas de outras regiões têm curiosidades de como é feita e qual é o sabor dessa bebida e sonham um dia poder tomá-la. Para preparar o chimarrão, não há muito segredo, mas requer cuidado. O material necessário é simples e fácil de encontrar. É necessário erva-mate para chimarrão, uma cuia específica para o preparo da bebida, uma bomba para auxiliar na preparação e uma garrafa térmica com água.

Primeiramente esquente a água na garrafa térmica e, ao começar a “chiar”, desligue o fogo. Dessa forma, a bebida não ficará muito quente. A temperatura morna é a ideal. O primeiro passo é colocar a erva dentro da cuia até cobrir grande parte, chegando ao “pescoço” dela. Pegue o aparador e tampe a boca da cuia. Vire-a de lado para e agite calmamente para que a erva fique posicionada corretamente.

Vagarosamente, coloque a água morna pela parede da cuia. Com a bomba, tampe o bocal com o dedo, não deixando passar ar. Introduza a bomba pela parte de trás contra a parede de erva-mate. Vá até o fundo com a bomba e deixe-a reta. Tire o dedo do bocal, puxe a água com a boca e cuspa fora, pois o primeiro gole normalmente não é bom. A partir daí, pode apreciar tranqüilamente sua bebida.

Os gaúchos também têm algumas regras para beber o chimarrão. Deve ser tomado com calma e não em um gole de uma vez e sempre deve ser dividido com outras pessoas. Evite também ao máximo ficar mexendo na bomba. Não se deve mexer na bomba do chimarrão de outra pessoa por educação. A roda do chimarrão se desenvolve no sentido da mão direita do servidor e ao entrar na roda você não precisa pedir o mate, basta aguardar sua vez. Também não esqueca que o chimarrão deve ser bebido SEMPRE até o final, quando escutar o ronco da bomba, portanto, nunca deve ser tomado apenas um gole e passar a cuia ao próximo. O chimarrão é culturalmente muito valorizado, portanto devemos manter suas regras tradicionais ao sorver a bebida.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates