Como Lidar com Alunos Desrespeitosos?

Provavelmente o temor de todo educador seja enfrentar em algum momento de sua vida profissional, algum aluno que esquece as boas maneiras em casa e destrata o professor da forma que bem entende. Infelizmente, esse é um mal que todo professor, por mais calmo e bem humorado que seja, enfrentará ao longo da carreira.

Não é fácil de lidar com esse tipo de aluno e muitas vezes a vontade está totalmente fora da razão mas seguindo alguns conselhos de psicólogos e pedagogos, pode ser possível enfrentar o problema com sucesso no final.

Não desacredite de ninguém. Todo mundo tem o direito de mudar o comportamento e provavelmente seu aluno ‘“difícil” passará por essa mudança. Conheça bem esse aluno para que aos pouco você ganhe a confiança dele e possa estabelecer conversas sobre o seu desempenho. Conhecer o aluno inclui saber como é a vida dele fora da escola e o seu comportamento com outros professores.

Se for necessário, chame-o para uma conversa franca porém leve e acompanhe o comportamento dele em seguida. Caso não consiga o efeito esperado o melhor a fazer é determinar regras para o funcionamento da aula. Siga essas regras a risca entretanto, não use castigos que humilhem o aluno e nem use tarefas para isso. Pense em algo que de preferência esteja de acordo com a turma e em especial com o aluno bagunceiro. Assim não se corre o risco de parecer autoritário diante dos alunos.

Trate todos da mesma forma, com bom humor e sentimento de igualdade. Mesmo o aluno mais desrespeitoso vai acabar cedendo com a sua personalidade tão parecida com a de seus amigos, mas não esqueça de estabelecer limites.

Seja sincero e respeite seu aluno antes de querer o respeito dele. Não pense que estará cedendo e sim que você tem mais controle emocional e mental de suas emoções do que ele. Portanto crie um melhor relacionamento com seu aluno e mantenha o controle da situação.

By Saiba Como on 05/04/2012 · Posted in Educação

Be the first to post a comment.