Como lidar com o autismo – autistas

   

Saiba Como

O autismo é uma modificação que acontece no cérebro e faz com que o existam dificuldades em relação ao desenvolvimento neurológico, assim como a capacidade de fala e compreensão, deixando o convívio social dessa pessoa comprometido. Então, o autista tem problemas para se comunicar, se socializar e possui forte tendência a ser sistemático e repetitivo. Existem vários tipos de autistas, como os que apesar da dificuldade de relacionamento possuem a inteligência normal ou até acima da média, e outros que têm atraso mental de vários graus. Apesar dessas dificuldades, os autistas merecem ter atenção, amor e carinho, como qualquer outra pessoa.

Por isso, os pais devem estar atentos se os seus filhos têm características que possam ser de autistas, pois existem maneiras de lidar melhor com a situação. Quem é autista normalmente parece surdo, não faz contato com os olhos, pode atacar outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso, lambe ou cheira os brinquedos, as pessoas tentam se comunicar com ele sem sucesso, parece que não toma conhecimento do que acontece ao seu redor, pode apresentar movimentos repetitivos e em alguns casos pode até se machucar intencionalmente. É preciso deixar claro que o autista enxerga o mundo de uma forma diferente que nós enxergamos, mas mesmo assim nos encontramos no mesmo ambiente.

Como lidar com o autismo

Não existe cura para o autismo, e sim formas de que o seu portador tenha uma qualidade de vida melhor. Um médico psiquiatra, um psicólogo e um psicopedagogo que poderão avaliar se a criança é realmente autista e qual o seu grau. Após essa avaliação, acriana deverá passar por um tratamento com profissionais de diversas áreas, como fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, educação física, musicoterapia, psicopedagogia, neurologia, etc. Dessa forma, aos poucos o autista vai se integrando ao ambiente em que vivemos, e paulatinamente deixando de lado a barreira que o deixa isolado. Isso faz com que as habilidades, interesses e o potencial do autista seja sendo revelado. Para que não pode pagar por esse tratamento, procure ONGs que sejam especializadas no tratamento de autistas, que certamente os resultados atingidos serão muito bons.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates