Como ser árbitro ou juiz de futebol

   

Os árbitros de futebol são importantes elementos de uma partida do esporte mais aclamado dos campos brasileiros. O árbitro é o profissional que faz cumprir as regras do futebol. Para ser um árbitro, o candidato deverá fazer cursos preparatórios. Após estudar todas as regras exigidas em uma partida, o árbitro recém-formado deverá começar a apitar jogos amadores.

Depois de um certo tempo, o profissional irá ganhando experiência e poderá atuar gradativamente nos jogos dos campeonatos regionais, distritais, e, por fim nacionais. É uma longa escalada, mas a correta aplicação das regras pode fazer com que o árbitro seja reconhecido pelo seu profissionalismo. Dependendo do seu desempenho, o árbitro de futebol poderá chegar a patamares ainda maiores, como atuar em jogos e campeonatos internacionais.

Ao decidir se tornar um árbitro, o profissional deverá se lembrar da grande responsabilidade em apitar uma partida. É o árbitro que poderá definir o resultado de um jogo pela correta aplicação de uma regra, ou pela interpretação errada de uma situação durante o jogo.

Recentemente, a Associação Nacional de Árbitros de Futebol, comemorou uma vitória. Há mais de 10 anos a ANAF lutava pela regulamentação da profissão de árbitro e finalmente a instituição conseguiu. Esta conquista irá incentivar a formação de um maior número de profissionais dentro dos campos.

Para se tornar um árbitro, o candidato precisa ter o segundo grau completo, em alguns casos falar bem o inglês e fazer o curso preparatório. Mais informações sobre a profissão e os cursos podem ser encontradas no site da ANAF pelo endereço www.anaf.com.br.

 

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates