Horta Orgânica – Faça em sua casa ou apartamento

   

Horta Orgânica Caseira

Anda cada dia mais difícil, principalmente nos grandes centros, a existência de áreas verdes. Produtos naturais então, nem se fala? A industrialização quase que total dos produtos que consumimos nos deixa com necessidade de consumir produtos naturais. As pessoas cada vez mais se amontoam em prédios e casas fechadas onde o quintal de antigamente já não faz mais parte do ambiente.

Fazer uma Horta em casa

Mas maneiras simples de se fazer, por exemplo, uma horta orgânica dentro de casa e garantir além de uma espaço verde alguns alimentos que colaborarão bastante com sua saúde e seu bem estar.

A horta orgânica, além de lhe oferecer um alimento natural e livre de agrotóxicos e produtos químicos pode dar a sua casa ou apartamento um ar mais puro, e uma sensação de casa com quintal. Além deste benefícios, você também poderá economizar um dinheirinho com a compra de temperos simples que você poderá plantar na sua própria horta. Você colhe na hora, quando precisar usar e só retira da horta o que você realmente vai utilizar.

O primeiro passo para construir a sua horta orgânica é escolher um local da casa ou apartamento bem arejado e com a presença de luz. Pelo menos em um período do dia sua horta precisará do sol para lhe render bons alimentos. É importante utilizar vasos fundos para não comprometer o desenvolvimento das raízes do que se planta. Os vasos precisam de drenagem, portanto é importante utilizar vasos com furos na parte de baixo ou então furar os que não possuem os furos.

A terra utilizada na sua horta deve ser natural, ou seja, retirada de algum local externo que possua terra fértil. Você poderá enriquecer a terra com esterco natural, feito com pó de café, cascas de frutas e legumes e até cascas de ovos. Você deve manter a proporção de uma porção de esterco ou vitamina para três de terra pura. Uma dica interessante é que você deve colocar no fundo de cada vaso uma porção de perdas ou argila para facilitar a drenagem da terra sem perder a umidade necessária para o bom crescimento das plantas.

Você pode optar por plantar sementes ou mudas já prontas. As embalagens de sementes vem com instruções sobre como você deve efetuar o plantio, já as mudas tem que ser cultivadas normalmente. Cada semente tem uma profundidade própria para o plantio, já as mudas prontas devem ser aterradas de acordo com o tamanho da raiz já existente.

Após ter plantado as hortaliças, sejam elas sementes ou mudas, chegou a hora de regar a sua horta. Isso deverá ser feito periodicamente, de duas a três vezes por dia e de maneira delicada. Há que se regar com calma, sem transbordar o vaso e com paciência para a água entrar no vaso, alimentar a planta e escorrer pelos buracos embaixo do vaso.

O adubo também deve ser reposto periodicamente e você deve ficar atento à saúde de cada muda, já que precisará repetir todo esse processo para garantir a continuidade de sua pequena produção. Quando perceber que uma muda se enfraqueceu é importante replantar uma semente ou muda da espécia para não ficar sem aquela hortaliça na sua horta.

Cebolinha, couve, salsinha e até tomatinhos são boas opções para você começar a cultivar na sua horta. Agora que você já sabe é só por as mão à obra e começar a produzir seus alimentos e garantir o bem estar em sua casa.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates