Jardim – Como plantar árvores

   

Dicas de Jardinagem – Plantando árvores

Quem tem espaço em seu jardim, e tiver interesse em colocar plantas as primeiras da lista que são interessantes de serem colocadas são as árvores que deverão fazer parte desta paisagem. Elas são a espinha dorsal e a estrutura vegetal que poderá ser mais permanente no jardim. Os arbustos e também as herbáceas deverão completar este conjunto contando com suas formas e folhas bastante atrativas além de suas flores encantadoras.

As árvores deverão ter grandes vantagens para os processos paisagísticos, como por exemplo o custo de manutenção que é praticamente zero. Já nos primeiros 3 anos depois de serem plantadas, deverão receber alguns cuidados de condução com os tutores e também as regras regulares, porém logo depois das manutenções deverão se resumir a retirada dos ramos secos e também doentes para que não interfiram nas outas plantas. As plantas que são doentes, nativas brasileiras ou mesmo exóticas e adaptadas possuem um poder de escolha muito grande.

Qual a real situação do aquecimento global?

Estas árvores possuem uma grande vantagem para os projetos de paisagem, além de enfeitarem, elas ajudam bastante a diminuir o calor com a sua sombra sobre as paredes e também telhados o que diminui bastante o consumo de energia dos aparelhos de ar condicionado nos verões que são mais quentes.

Além disso diminuem a quantidade de poeira e poluição que estão em suspensão no ar, estas que deverão ficar depositadas em suas folhas e deverão ir direto para o chão quando cair a chuva.

As suas folhas deverão produzir a fotossíntese contando com a absorção de dióxido de carbono do ar e também a liberação do oxigênio em um processo onde todas as plantas realizam para obter a energia. Além disso consomem oxigênio na sua respiração porém o equilíbrio entre a absorção e a produção é algo bastante interessante e estável.

O primeiro passo para se realizar este procedimento é medir o jardim e sempre verificar qual será o espaço destinado para a árvore. Medir apenas o tronco é errado, é necessário se medir o tamanho da copa que deverá ficar aérea e causar transtornos.

Por que plantar árvores no jardim?

As árvores procuram desempenhar uma importância bastante interessante e extraordinária nas constituições de um jardim, já que são as principais responsáveis pela formação de locais com sombra e também pelas melhorias de qualidade do ar. Ainda assim são um elemento bastante interessante de decoração pois podem se combinar com vários tipos de plantas. Saiba a seguir como plantar e cuidar das árvores e procure melhorar a qualidade e beleza de seu espaço exterior.

Na plantação de árvores no jardim é interessante se deslocar de uma estufa ou mesmo loja de jardins especializada assim como obter informações da melhor espécie que poderá adquirir. É interessante que se tenha em consideração que este sucesso da plantação deverá estar relacionado diretamente com a forma que a terra deverá ser trabalhada e preparada. Com este sentido, para que os cultivos de árvores seja realizado de forma exemplar, é muito importante que se cumpra alguns aspectos importantes.

Regar as árvores com regularidade é algo muito importante, e todas as árvores, até mesmo as espécies que são mais tolerantes á seca, precisam ser regadas com uma frequência durante principalmente os primeiros anos após a sua plantação ser realizada. Este é um processo altamente importante e fundamental para a saúde o que irá fazer com que as raízes destas árvores possam se desenvolver e também atingir as profundidades necessárias para se conservar uma determinada árvore ou mesmo arbusto nestes períodos de seca mais rigorosos. Depois de se ter o sistema radicular estabelecida, a grande parte das árvores precisa de uma irrigação que seja realizada de forma mais frequente.

A fertilização de terras com plantações deverá ser feita corretamente, sendo assim muito importante na plantação de árvores principalmente se for realizada nos primeiros anos de vida. Ao se fazer,  a terra deverá ficar mais rica e também nutrida, isto é algo essencial para o crescimento de todas as árvores, plantas ou também flores. Desta forma que uma árvore estiver muito fixada á terra, com as raízes bem profundas, ela poderá crescer de forma autônoma, sem mesmo qualquer tipo de reforço de alimentação. Vale lembrar que a utilização de uma alimentação adicional nas plantas deverá apenas acontecer se elas estiverem fracas, debilitadas ou mesmo subnutridas.

Para se formar um tronco de árvore forte, é necessário que quando as árvores forem mais jovens, os seus ramos mais baixos possam estar em uma posição correta logo após a sua respectiva plantação. Com isso nos primeiros anos, estes ramos laterais deverão ser cortados apenas se estes ficarem muito grossos ou mesmo compridos, do contrário não é necessário se fazer. Por outros lados, é necessário que se tenha atenção que a poda dos ramos de árvore deverão ser realizadas apenas nos períodos de dormência das plantas, ou memso um pouco antes das plantações de primavera. Desta forma assim que o tronco adquirir em torno de 5 centímetros de espessura deverá começar por remover os ramos mais baixos sendo assim de forma gradual, por vários anos.

A árvore jovem conseguirá desenvolver um tronco que seja mais forte, desde que ela possa crescer sem nenhum tipo de suporte ou mesmo estacas. Apesar disso se uma árvore for plantada em um local que tiver muito vento ou mesmo se o tronco principal for muito fraco para que se permaneça em pé sozinho, este tronco deverá ser reforçado para que aconteça a colocação de estacas ou mesmo apoios para se ajudar a respectiva árvore para crescer. Além de se utilizar as estacas corretamente é necessário observar se a árvore não ficará apertada demais, nem mesmo folgada ao ponto de ser agitada em torno de 2,5 centímetros para cada lado.

Para uma árvore jovem por exemplo, que consiga sobreviver a qualquer situação, é necessário que se envolva o tronco da árvore recém plantada para a proteger de ventos secos, sol quente e destruição de animais por exemplo.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates