O que é, para que serve e como tomar creatina?

   

Saiba tudo sobre esse famoso suplemento, tão querido nas academias.

O que é Creatina?

Os fãs e praticantes de musculação e de diversos outros esportes, com certeza sabem do que eu estou falando. A Creatina é um dos suplementos mais usados, falados e procurados do Brasil. Mas o que ela tem de tão especial?
A Creatina ganhou toda essa fama, por ser um suplemento relativamente barato (inclusive existem marcas, tamanhos e tipos para todos os bolsos), fácil e cômodo de se tomar, e por trazer resultados rápidos.
Em alguns dias, percebe-se bons “resultados”, que na verdade ainda não são realmente resultados. A creatina age aumentando sua força e sua resistência, fazendo com que você consiga levantar mais peso, e fazer mais repetições. Treinando assim, você consegue melhores resultados. Porém, aquele volume a mais que é notado logo nos primeiros dias, não é nada além de água. A creatina retém líquidos nas células dos músculos, o que causa certo inchaço. Agora que você já sabe O que é Creatina, vou explicar para que serve.

Para que serve?

A Creatina faz com que a recuperação entre as séries aconteça mais rápido. E faz com que você volte a todo vapor, diferente de quando se treina normalmente, e no fim da terceira série não se aguenta nem erguer o supino vazio. Assim, você consegue evoluir os músculos de maneira mais rápida.
Uma das formas mais comuns de ser encontrada, é Creatina monohidratada. Que nada mais é do que a creatina em elevado grau de pureza.

Alguns benefícios da Creatina:
Reduz a fadiga, beneficiando o treino pesado;
Retenção de Liquido trazendo inchaço, o que deixa os músculos visíveis;
Ajuda a evitar o Catabolismo;
Aumenta a força;
Entre outros;

Cuidados a serem tomados com a Creatina:
Apesar de muito benéfica, a Creatina é um SUPLEMENTO alimentar. Suplementos são produzidos para suprirem a necessidade de substâncias, que o dia a dia não nos permite conseguir através de alimento. Suplementos normalmente são concentrados, ou seja, a porcentagem desta substancia necessária existente no produto é alta. Deve-se então tomar o cuidado de ingerir apenas a quantidade necessária e/ou indicada, pois a alta dosagem pode acarretar problemas sérios.
Um dos maiores cuidados a serem tomados com a creatina, é a ingestão de água. Por reter liquido, a creatina pode sobrecarregar os rins. Isso é facilmente evitável ingerindo muita água durante o uso da creatina.

Como tomar Creatina?

Existem grandes mitos sobre esse suplemento, um deles (o mais famoso) é que tomando uma grande quantidade (chamada de saturação) na primeira semana, os resultados são melhores. Isso está longe de ser verdade. O organismo vai apenas absorver certa quantidade e o resto vai servir apenas para desperdiçar o produto e para sobrecarregar seus rins. Portanto tome cuidado, faça a ingestão corretamente e na quantidade indicada.

Mas qual é a quantidade indicada? Quais é a melhor forma de tomar Creatina?

A quantidade indicada deve vir escrita em sua embalagem, porém na maioria das vezes é 5g. A maneira mais falada por nutricionistas e fisiculturistas de se tomar Creatina é ingerindo 5g por dia, após o treino junto com o Whey e o Malto (para quem toma esses dois). Caso você não tome, faça a ingestão das 5g sozinhas após o treino.
Leitura recomendada: Efeitos da Creatina.
NUNCA adicione um suplemento em sua dieta antes de consultar um médico ou nutricionista.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates