Vai casar? Aprenda a planejar seu casamento

   

Como planejar um casamento

Quando ouve-se falar em casamento, automaticamente já nos vem à cabeça aquela maravilhosa festança, cheia de comes e bebes maravilhosos, uma cerimônia linda e emocionante e, por fim, uma noite de muita música, dança e diversão. Tudo é as mil maravilhas para os convidados que podem desfrutar e cutia a festança. Mas por trás disso tudo, para que os noivos e os convidados possam aproveitar da melhor forma possível o grande dia da vida do casal, algumas pessoas passaram dias e até meses planejando e organizando tudo para que a data seja lembrada sempre pela alegria da união, pela beleza e pela fartura. Nem queiramos imaginar se algo não dá certo ou não sai conforme os noivos sonharam… É frustração para o resto da vida.

A tarefa de planejar um casamento pode ser designada para a(s) madrinha(s) da noiva (como é de costume na cultura norte americana), pelos próprios noivos ou ainda por pessoas ou empresas especializadas na tarefa de planejamento matrimonial.

A escolha do anel ou da aliança

anel noivadoUm bom planejamento de casamento começa na hora em que o noivo faz o famoso pedido de casamento e inicia-se o noivado. Em algumas culturas o noivo ainda deve pedir permissão ou benção para os pais da noiva antes de investir no relacionamento. Esta etapa diz respeito ao noivo e à escolha da aliança perfeita para o seu noivado. A escolha da aliança é uma etapa muito pessoal e íntima do casal. O noivo deve levar em consideração aquilo que ele conhece da personalidade da sua, até então, namorada e escolher tendo como base a preferência pessoal da noiva ou ainda algum anel ou aliança que tenha algum significado especial para o relacionamento. Hoje em dia existem opções de anéis e alianças para todos os bolsos e orçamentos, ou seja, não tem desculpa para não escolher um anel bonito e, no mínimo, de bom gosto. Se estiver em dúvida na hora da compra, peça auxílio para alguma mulher da família (ou da família dela) ou até mesmo alguma vendedora da joalheria poderá lhe auxiliar com esta tarefa que nem sempre é simples.

O pedido de casamento

Nesta etapa o que vale é a criatividade. Embora eu seja adepta aos pedidos de casamento tradicionais, como aqueles feitos em jantares românticos, tenho a convicção de que nem todos pensam desta forma e existem muitas mulheres que cairiam de amores por seus respectivos noivos com pedidos de casamento bem inusitados (muitas vezes cinematográficos). Nos filmes, por exemplo, podemos ver de tudo. Desde pedidos em placares de jogos de futebol e basquete até mesmo faixa presas em aviões a passar acima de locais públicos e lotados, chamando a atenção de quem está presente. Particularmente acredito que aqui não vale a pena arriscar e economizar. Muitas mulheres são literalmente conquistadas por completo na hora do pedido de casamento. Cabe ao noivo tentar conhecer ao máximo sua noiva antes do pedido de casamento para não errar… Será que ela é uma romântica? Uma sonhadora? Gosta de coisas grandiosas ou prefere a simplicidade? Não se precipite! É melhor adiar um pouco esta etapa do que decepcionar na hora H.

Escolha da data e pesquisa de mercado

agendaConforme a data escolhida para o casório, o planejamento que aqui vamos iniciar a descrever, deve começar aproximadamente 1 ano antes da data marcada. Vamos iniciar com organização. A primeira coisa que deve ser feita é separar uma pasta para arquivos e uma agenda nova, acredite, ela será sua companheira pelos próximos 12 meses! Já com a pasta e a agenda em mãos, coloque em uma folha o valor disponível atual para o casamento (coloque também uma previsão de valores mensais que poderão ser economizados até a data do casamento). Conversem para decidir que tipo de casamento é o ideal para o casal: no campo, na praia, com muitos convidados, somente para a família e amigos próximos, durante o dia ou à noite, etc. Escolham a possível data do casamento.

Coloquem em uma folha todos os serviços que serão necessários no tipo de festa escolhida, como: decoração, buffet, foto e filmagem (aconselho fortemente a não economizarem neste serviço. As fotos e o vídeo serão provavelmente as únicas lembranças que o casal terá por muitos anos. Escolha o profissional pela afinidade artística do seu trabalho e não somente pelo valor. Aqui vale, e muito, aquele velho ditado… O barato sai caro!), salão, música, convites, docinhos, etc. Com a lista em mãos, comecem a pesquisar valores e disponibilidade de datas. Neste momento o casal deve atentar para o orçamento disponível e para a qualidade dos serviços (nesta hora é muito importante conhecer previamente o trabalho ou produto destes profissionais ou contar com indicações de amigos).

 Novo lar do casal, lua de mel e lista de convidados

casa novaSe vocês pretendem comprar um imóvel, devem começar a procurar a nova moradia no mínimo com 9 meses de antecedência (afinal a busca pode ser literalmente um parto). Também vale para quem pretende morar de aluguel, afinal, nem sempre é fácil achar um imóvel com um bom custo-benefício para alugar em uma boa localização.

Pesquisem possíveis roteiros para a lua de mel. Pense de acordo com a época do seu casamento. Se for no verão, praias e cruzeiros são ótimas sugestões. Já se o casamento for no inverno, os encantos e o romântico frio das serras (principalmente a serra gaúcha), é certeza de tranquilidade e ótimos passeios. Alguns casais preferem a agitação de festas e planejam todo o casamento para sua lua de mel coincidir exatamente com o carnaval, onde o destino quase que obrigatório é a Bahia ou o Rio de Janeiro. As praias de Fernando de Noronha é um colírio para aqueles que preferem apreciar a natureza e curtir o sol. Já para os casais amantes do romantismo que o frio proporciona, Bariloche é uma ótima alternativa ao inverno na serra gaúcha. Para os casais com orçamento mais elástico, o Caribe é um dos destinos mais incríveis e procurados que existem, vale a pena conferir a possibilidade de fazer um cruzeiro pelas ilhas do Caribe (com direito a shows de patinação no gelo e natação com golfinhos nas belas praias da Jamaica).

Também é hora de reservar a data na Igreja e com o serviço de buffet escolhido. Geralmente estes são bem concorridos, adiante-se e não corra o risco de ficar sem a Igreja dos seus sonhos por conta de um descuido com o tempo.

Comecem a conversar sobre a lista de convidados. Coloquem no papel todos que pretendem convidar para a cerimônia e a festa. É hora de fazer possíveis inclusões e exclusões de convidados (estes números serão importantes na hora dos orçamentos de buffet, bebidas, doces e convites).

Escolha do fotógrafo, músicos e escolha dos padrinhos

fotografoGeralmente o fotógrafo é escolhido através de alguma indicação ou da apreciação do trabalho através do álbum de algum amigo ou parente. Se o casal não tem alguém de confiança ou não conhece o trabalho dos fotógrafos de sua cidade, é possível usar a internet para procurar por fotógrafos em sua cidade e conhecer o portfólio dos mesmos. O valor do serviço aqui vai variar muito, por isso é importante primeiramente a afinidade com o trabalho do fotógrafo, depois você procura negociar o custo com ele. Não escolham somente pelo preço, tem fotógrafo literalmente pagando para trabalhar no mercado, mas geralmente a qualidade do serviço é péssima e o arrependimento dos noivos é inevitável.

Uma dica que gosto de dar para quem está procurando serviços de fotografia é os fotolivros. Todo ano surgem novidades no mercado de fotolivros e, ultimamente, tem aparecido muita coisa linda nos portfólios de fotógrafos no país inteiro. Procurem pelos famosos álbuns fotográficos (ou fotolivros premium), eles possuem qualidade superior, possibilidade de fotos em 180º e vem em caixas de madeira revestidas de couro que dão um acabamento divino ao produto. Para mim, é um dos melhores investimentos que vocês podem fazer para a prosperidade. Mas é muito importante que vocês peçam para o fotógrafo mostrar alguns fotolivros de sua autoria, pois muitos fotógrafos são verdadeiros artistas atrás das lentes mas deixam a desejar na hora da editoração do álbum no computador.

As mesmas dicas valem para a escolha dos músicos que irão tocar no seu casamento, tanto na cerimônia religiosa quanto na festa do casório. Procurem participar de alguma apresentação ou show para avaliarem se é o estilo de música que estão procurando para o grande dia.

É chegada a hora do contato com os futuros padrinhos. Prepare um jantar para fazer o convite aos padrinhos. Geralmente são pessoas próximas, como irmãos ou amigos de infância. Não esqueça do champagne para fazer o brinde após a aceitação do convite.

Convites, listas de presentes e docinhos

bem casadoAproximadamente 5 meses antes do dia D, é hora de agilizar os convites. Para isto, é necessário finalizar aquela lista preliminar dos convidados citada anteriormente. Com esta lista em mãos, encomendem os convites. Aconselho a escolherem não o mais caro, mas sim algo de bom gosto, afinal, geralmente as pessoas guardem o convite somente até o casamento, com o passar dos meses, o convite acaba perdendo-se ou até mesmo sendo jogado fora.

Para a lista de presentes o importante é ter aquelas coisas básicas que todo casal precisa no dia a dia mas muitas vezes esquece de comprar. Geralmente não são coisas muito caras, mas essenciais. Não é aconselhável adicionar produtos caros demais à lista, isso pode intimidar muitos convidados e estes optarem por não ir ao casamento por vergonha de não poder atingir as expectativas dos noivos com seu presente. Acreditem, quem pode e deseja dar um presente de maior valor, vai faze-lo independente da lista de presentes do casamento. Uma ótima dica são as listas de presentes online. Procure no Google por algumas lojas que disponibilizem esta opção para seus clientes (geralmente os presentes são entregues já na casa do casal antes mesmo do casório), isto facilita muito para os convidados pois muitas vezes a correria do dia a dia pode atrapalhar o deslocamento até a loja. Mas ter a lista em uma loja física é importante pois ainda existe muita gente que não está totalmente familiarizada com sites e internet em geral.

Finalizando mais uma etapa da nossa agenda de planejamento matrimonial, chegou a hora de escolher os docinhos. A dica do momento, esta bem óbvia, é o ênfase no bem-casado. Não esqueça deste docinho especial de casamentos e, se possível, dê o merecido destaque ao mesmo na mesa decorativa dos doces.

Se faltou fechar com algum serviço ou produto, essa é a data limite para isto. Verifique se não ficou nenhum serviço para trás, a decoração não foi citada anteriormente porque é algo muito pessoal. As opções vão desde o extravagante e poluído até o simples e “clean”. O importante é estar do agrado dos noivos e de bom gosto. Pode ser chique ou brega, com bom gosto e muita criatividade tudo pode ficar bonito e agradável. A única dica que eu gostaria de citar aqui é não exagerar nas cores. A estrela principal do dia é a noiva, não deixem a decoração chamar mais a atenção do que a noiva e roubar a cena. Serviços reservados, vamos adiante.

Enxoval, cartório e roupas

enxovalJá a 3 meses do dia do casamento os nervos começam a ficar à flor da pele. O dia está cada vez mais próximo e geralmente começa a bater aquele medo da mudança. Calma, na semana do casamento isto tudo passa. Vocês estarão tão imersos no clima do casamento que não sobrará tempo para medos e incertezas. É importante neste momento já estar com aquele imóvel (se for alugado) em vista e dar início aos procedimentos para aluga-lo.

Uma das melhores fases desta etapa é a escolha do enxoval. Aconselho ao casal ir juntos às lojas para escolha das roupas de cama e banho. Escolham roupas de cama suaves para a noite e alegres para o dia, afinal, será nelas que o casal irá passar suas primeiras noites oficialmente casados. Geralmente o enxoval é a primeira compra que o casal faz juntos e é uma ótima experiência onde os dois iniciam na arte de limitar suas vontades para satisfazer o parceiro(a).

A papelada do cartório deve ser encaminhada neste momento. Alguns processos de casamentos podem levar até 3 meses para serem finalizados. É melhor prevenir e agilizar esta etapa o quanto antes.

Chegou a hora da escolha das roupas. É bem provável que o noivo irá alugar o seu traje, já a noiva, muitas vezes, prefere comprar ou até mesmo mandar fazer sob medida o seu vestido. Esta etapa deve ser feita com calma, pois o vestido da noiva é um dos ápices do casamento, não há quem não repara no vestido da noiva, é ele que irá aparecer como ninguém nas fotos e nas filmagens para o resto da vida do casal. Se o orçamento permitir, novamente, aconselho a optar pelo sob medida. Esta opção é a única que sem sombra de dúvidas irá satisfazer a noiva por completa e isto, no dia do casamento, não tem preço.

Buquê, dia da noiva e noite de núpcias

buquêEstamos a aproximadamente 2 meses do casamento. Agora é o momento perfeito para enviar os convites. Procurem entregar pessoalmente o convite, o contato com os convidados faz com que o casal já vá entrando no clima do casamento e encare esta etapa final do processo, o que evita atrasos. Para os convidados que não moram na mesma cidade do casal, procurem sempre enviar pelos correios através da carta registrada para evitar perdas ou problemas com o recebimento do convite.

Agora é a hora também de encomendar o buquê. Procure escolher um buquê que combine com a decoração do local, por este motivo, eu gosto muito de decorações com flores, de preferência de cores claras. Combinar o buquê não precisa ser exatamente da mesma cor das flores da decoração, pode também ser um contraste sóbrio, dando ênfase ao buquê no momento necessário. Use sua criatividade, existem muitos tipos de buquês disponíveis no mercado. Pergunte para sua decoradora ou florista quais buquês estão na moda ou opte pelos clássicos para não errar.

Muitos casais preferem passar a noite de núpcias em casa antes de embarcar para a lua de mel. Eu aconselho passar a noite de núpcias em um hotel, já que o casal estará muito cansado da noite de festa e, no hotel, poderão relaxar sem preocupar-se com nada e aproveitar a primeira noite romântica como casados. Então se vocês pretendem passar a noite de nupcias em um hotel, é hora de fazer a reserva. Uma dica para este momento é informar na hora da reserva que é para noite de núpcias, muitos hotéis contam com pacotes promocionais ou suítes especiais para recém-casados. Aproveitem o maravilhoso café da manhã que os hotéis oferecem e é hora de partir para a lua-de-mel.

Chá de panela e ensaio da cerimônia

Faltando aproximadamente 1 mês para o dia do casamento, é hora dos famosos chás de panela. Neste momento é importante que a noiva peça auxílio para uma ou mais madrinhas no preparativo. Geralmente são convidadas apenas as mulheres (que também foram convidadas para o casamento) onde cada uma leva um prato de doce ou salgado e um presente para a “casa” do casal. O que vale nesse encontro é a diversão. É um momento importante de descontração para a noiva que provavelmente está bem estressada devido à proximidade do dia e das milhares de tarefas que ela vem executando e que ainda tem de executar. Aproveite este dia para divertir-se e esquecer um pouco da corrida rotina e afazeres.

Aproveitem também para marcarem o ensaio da cerimônia. É importante que os músicos e o fotógrafo possam também comparecer, pois eles farão parte do cerimonial e muitas vezes este é diferente dependendo da igreja ou do local.

Últimas dicas antes do dia do casamento

dia do casamentoAgora faltam menos de 3 semanas para o dia do casamento. Aproveitem este tempinho de menos correria (já que vocês organizaram-se com antecedência) para deixarem a sua nova casa arrumada e preparada para a volta da lua de mel. Abasteça sua dispensa e produtos de limpeza e higiene em geral.

2 semanas antes do dia do casamento, procurem cuidar da alimentação e do sono. Façam refeições leves e durmam bem para sentirem-se dispostos no grande dia.

1 semana antes do casamento é o momento de preparar as malas para a lua de mel. Deixem tudo organizado e pronto para a viagem. Não esqueça de levar a câmera fotográfica, a viagem promete ser inesquecível. A noiva deve comprar sua lingerie para a noite de núpcias e para a lua de mel e o noivo deve ir ao cabeleireiro cuidar da aparência pela última vez como solteiro.

2 dias antes do dia D a noiva deve ir ao salão para fazer as unhas e a depilação. É importante ir 2 dias antes e não no dia pois, principalmente a depilação, pode deixar a pele irritada, vermelha e empipocada e, com certeza, a noiva quer estar linda e perfeita para esta maratona romântica que a espera com seu noivo. Além disso, é hora de mandar buscar o vestido da noiva (não entre em pânico, com certeza ele já está pronto). Esta tarefa costuma ser designada a algum parente da noiva, não queremos rugas de preocupação agora… Para encerrar o dia na agenda, separem uma mala pequena para a noite de núpcias.

Na véspera e no dia do casamento o principal é descansar. Por mais que vocês desejem, o tempo é curto e provavelmente não existe a possibilidade de alterar nada. Para a noiva ainda resta o dia de cabeleireiro e maquiagem, aproveite seu dia de princesa e relaxe, se o fotógrafo for registrar os momentos da preparação, deixe tudo por conta dele, não preocupe-se com poses e expressões, a naturalidade se sai bem melhor nestes casos.

Agora é aproveitar a cerimônia do casamento para dar ênfase ao amor entre os noivos e curtir muito a festa na companhia das pessoas que farão companhia e trilharão juntos à vocês sua vida de casados. Boa sorte!

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates