Puberdade – como conversar com seus filhos

   

Os primeiros sinais da puberdade

A puberdade é uma etapa da vida dos adolescentes (quando o adolescente se torna maduro e capaz de procriar) que pode vir cheia de dúvidas e descobertas e, as vezes, pega os pais de surpresa com as rápidas mudanças no corpo de seus filhos. Muitas vezes as alterações hormonais levam os adolescentes a mudanças repentinas de humor, fazendo com que seus pais imaginem que seus filhos estão com algum problema na escola ou até mesmo faz com que seja confundido com o uso de algum tipo de droga. É importante que os pais saibam diferenciar os primeiros sinais da puberdade em seus filhos para aconselha-lhos a respeito das importantes mudanças que seus corpos sofrerão.

PuberdadeO aconselhamento dos pais é sempre o melhor remédio para todas as dificuldades que os filhos possam vir a enfrentar na vida. É importante os pais acostumarem seus filhos com conversas abertas sobre assuntos variados, principalmente sobre assuntos polêmicos. Se o adolescente já trata com naturalidade certos assuntos com seus pais desde a infância, provavelmente não terá dificuldades em conversar com seus pais sobre assuntos como sexo e drogas na adolescência ou juventude. Para aqueles mais constrangidos, as vezes é importante um aconselhamento de um profissional, uma boa conversa com um médico pode elucidar todas as dúvidas dos pais e do adolescente sobre a puberdade e sobre sua sexualidade.

Como conversar com seus filhos(as)

Se você tem dificuldade em se abrir com seus filhos, tente começar conversando sobre sua vida escolar. Pergunte como são seus amigos(as), se tem alguém interessante e do que ele(a) gosta nessa pessoa. Nesta primeira abordagem é importante que não se vá direto ao ponto, pois pode assustar seu filho(a) e fazer com que ele evite este tipo de contato com você para fugir das conversas que podem constrangi-lo.

Depois de repetir por alguns dias este ritual de conversas com o adolescente, procure questiona-lo para checar o seu nível de conhecimento a respeito da puberdade. Veja se ele sabe o que significa, se sabe quais são as transformações que ocorrem neste período e, finalmente, se ele(a) tem passado por algo semelhante ultimamente. É importante estar atento aos sinais e mudanças nos corpos de seus filhos, pois nem sempre a puberdade tem idade certa para dar as caras.

Sinais da puberdade

Os sinais da puberdade não são os mesmos nos meninos e nas meninas. Para as meninas o marco principal é a primeira menstruação e para os meninos, a primeira ejaculação. Em ambos os casos isto vem a ocorrer aproximadamente aos 13 anos de idade.

Meninos Meninas
 Aumento dos testículos  Aumento das mamas
 Pelos pubianos e axilares Pelos pubianos e axilares
 Odor axilar Odor axilar
Alteração do comportamento Crescimento acelerado
Tendência à agressividade Oleosidade da pele maior
Alteração no timbre de voz Menstruação
Espinhas e acne Espinhas e acne

Nas mulheres também é possível notar um significativo aumento no volume da bacia e diminuição no volume da cintura. Já nos homens nota-se um alargamento nos ombros, fazendo com que o corpo ganhe uma forma triangular, além da tão esperada barba.

puberdadeEsta etapa da vida dos adolescentes que muitas vezes pode ser incômoda, costuma ter duração de 2 a 4 anos.

 Provavelmente o sinal mais indesejado da puberdade é o aparecimento das espinhas (acnes) – Veja como evitar espinhas aqui no Saiba Como – Todos sabemos que as espinhas são feias, dóem e muitas vezes coçam. Mas é muito importante que você aconselhe seus filhos(as) a não espremerem cravos e espinhas. Nesta fase o aparecimento de espinhas se deve ao fato do turbilhão de hormônios que agora são secretados em quantidades grandes e causam essa maior oleosidade na pele, provocando a acne. Espreme-las só irá causar feridas em sua pele e deixando a possibilidade de bactérias oportunistas causarem infecções mais graves. Então se as espinhas aparecerem em grande quantidade, procure um dermatologista para lhe auxiliar nesta fase. Um endocrinologista também pode lhe ajudar se a causa da acne de seus filhos(as) for hormonal.

Aconselhamento familiar

É na puberdade que normalmente os adolescentes entram na fase de piercings e tatuagens. Alguns estudos ligam este desejo de alterar o corpo ao fato de que ao passar pela puberdade o adolescente sente seu corpo feio e desajeitado e pretende com isto chamar a atenção para outras características (piercings e tatuagens) e não às transformações naturais pelas quais seu corpo está passando. Muitas vezes isto pode ser confundido com rebeldia pela família, mas é um processo totalmente normal em que o adolescente tenta encontrar uma forma de tornar esta fase de transição em algo menos impactante e cansativo.

Os pais devem tomar um cuidado especial com as meninas em relação às mudanças emocionais. Meninas tem uma maior facilidade em sofrerem com processos emotivos do que os homens, por isso é importante que os pais fiquem atentos para que a menina não inicie um quadro de depressão por se achar muito feia e imaginar que aquilo só acontece com ela. É importante que os pais consigam mostrar para a adolescente que isto é um processo natural que acontece com todos e que dentro de algum tempo, este processo irá fazer com que ela transforme-se em uma linda mulher. Por mais bobo que seja, a metáfora da lagarta e da borboleta demonstra bem o que pode se passar na cabeça das meninas.

Com os meninos, é importante controlar a agressividade. Muitas vezes o excesso de testosterona faz com que os jovens do sexo masculino fiquem nervosos e explodam por motivos bobos. Uma boa conversa dos pais sobre as novas responsabilidades e da importância da paciência na vida devem ser suficientes. Cuidado com a higiene nesta fase, as alterações hormonais aumentam a transpiração e, o que antes não era problema, agora pode incomodar nas relações do adolescente. Cuide para que seu filho esteja sempre higienizado e cheiroso!

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates