Qual a hora de passar a criança do berço para a cama

   

Saiba a hora de passar a criança do berço para a cama

Seu bebê esta crescendo, dando os primeiros passos, saindo das fraldas e tudo são novas emoções tanto para os pais quanto para eles. É nesse período, com uma idade entre 2 e 3 anos que geralmente ocorre outra mudança: a passagem do berço para a cama. Saber o momento certo para isso nem sempre é tarefa fácil. Se ele pulou do perco não significa necessariamente que ele já deve passar para a cama. Verifique se a grade está na altura certa e se existem elementos dentro do berço que contribuam para essa fuga, que pode acabar se tornando perigosa se ele levar um tombo. Como saber a hora de passar a criança do berço para a cama?

Se os pais decidirem que está na hora, devem conversar com a crianças para que não hajam mudanças bruscas afetando o emocional dela. Explicar que ele está crescendo e a mudança para cama o tornará igual aos outros habitantes da casa pode ser um dos incentivos usados. Levá-lo para comprar lençóis e participar da compra da nova cama podem motivá-lo e animá-lo para a mudança. Caso o berço vire uma caminha verifique a altura dela para que ele tenha fácil acesso e não fique dependente dos pais para acordar ou dormir. Uma cama sem quinas e em altura compatível são ideais, caso já haja uma cama de solteiro que ele ira utilizar verifique como será o acesso dele. Em ambos o caso é bom que a cama fique encostada na parede até que ele se acostume.

 

Assim que fizer essa transição fazer elogios na frente das pessoas pode fazer com que ele gosta mais ainda da idéia. Nunca fazer a transição do berço para a cama enquanto ele estiver dormindo também é importante, assim ele não acorda assustado e fique com receios de dormir na nova cama, todo o processo deve ser feito com transparência. Muitos pais têm dificuldade de aceitar que seu bebê está crescendo, por isso é importante que os pais percebam isso e não passem suas inseguranças ao filho, do contrario ele pode acabar ficando carente e muito dependente.

 

É possível perceber se ele se adaptou observando seu comportamento após a mudança. Começar a dormir mal ou chorar no meio da noite podem ser sinais de que ele não se adaptou bem. Algumas crianças tem seu tempo certo, caso o dele ainda não tenha chegado não há problemas em voltar para o berço, até que ele se sinta seguro em dormir na cama. Alguns pais permitem que a criança comece a dormir com eles na cama, o que acaba sendo ainda pior, é importante que eles não permitam que isso acontece por acaba se tornando uma regressão, sendo a volta do berço ainda a melhor opção.

 

Algumas crianças se apegam a objetos na hora de dormir, e isso pode auxiliar neste processo, porém é importante que seja da iniciativa da criança dormir com algum bichinho de pelúcia ou brinquedo e não dos pais. A chegada de um irmãozinho pode ser outro fator para o abandono do berço, neste caso é importante que seja feitos meses antes do nascimento do bebê para que a criança não sinta que o novo membro da família esta roubando o seu lugar, e entenda sim que ele esta crescendo e se tornando independente. A independência para a maioria das crianças é um dos maiores incentivos.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates